Portal de Notícias

A importância dos exames laboratoriais na avaliação estética

Descubra o papel fundamental dos exames laboratoriais na avaliação estética.

Compartilhe isso com alguém:

A importância dos exames

Os exames laboratoriais desempenham um papel fundamentalmente importante na área da estética, por fornecerem informações valiosas sobre a saúde e condição do paciente, o que é essencial para garantir a segurança e eficácia de procedimentos estéticos.

Antes de realizar qualquer intervenção estética, é crucial que o profissional de saúde solicite exames laboratoriais relevantes para avaliar a saúde geral do paciente, para que assim possa identificar possíveis contraindicações e garantir que o procedimento seja realizado seguramente.

Os principais exames

Alguns dos exames laboratoriais mais comuns na estética incluem hemograma completo, dosagem de glicose, perfil lipídico, função renal e hepática, TSH, T3 e T4, cortisol…

Esses exames ajudam a detectar eventuais problemas de saúde que poderiam interferir nos resultados dos procedimentos estéticos, além de contribuir para a prevenção de complicações durante ou após o tratamento.

Em artigos recentes, foi descrito o aumento do perfil lipídico após alguns procedimentos, como a criolipólise ou a radiofrequência.

Imagine o seguinte quadro: paciente com nível de triglicérides alto submetido a ultracavitação, teremos como resultado uma possível lipotoxicidade, o que pode levar a sérias complicações.

Outro exemplo é o paciente com ansiedade cronica ou depressão, esse paciente comumente terá alterações no cortisol ou tireoide, dificultado a perda de medidas ou redução da celulite, por exemplo.

Daí surge a importância de avaliar o paciente na totalidade.

Outra medida importante é a realização de exercícios após esses tratamentos, para realizar a oxidação dos ácidos graxos.

A multidisciplinaridade é importante

Saber interpretar ou solicitar exames é extremamente importante para o sucesso da avaliação, existem cursos específicos nessa área.

Lembre-se da multidisciplinaridade, já que existem alguns atos privativos de outros profissionais de saúde. Portanto, tenha contato com médicos, biomédicos, nutricionistas, entre outros profissionais da sua confiança para fazer os encaminhamentos necessários.

O sucesso depende de uma boa avaliação!

Por fim, a realização de exames laboratoriais adequados é primordial para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes que buscam melhorias estéticas.

Os exames desempenham um papel de extrema importância, fornecendo informações para orientar o profissional de saúde na tomada de decisões seguras e eficazes.

Picture of Kelly Maximiano

Kelly Maximiano

Esteticista há mais de uma década, professora universitária, pós-graduada em estética corporal, eletroterapia e docência do ensino superior, redatora no escritório Vitorino & Freitas, cursando farmácia e incansável na busca por conhecimento.

Compartilhe isso com alguém:

Sobre nós

Somos um escritório de advocacia especializado em clínicas e centros de estética. Conheça os nossos serviços ou fale conosco clicando aqui.

Estamos no Instagram

Notícias recentes

® Vitorino & Freitas – Sociedade de Advogados. 

© Todos os Direitos Reservados - 2024.

Aviso Legal: Nosso site usa cookies para melhorar a experiência dos visitantes. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.