Portal de Notícias

Esteticista é considerado profissional da saúde?

Entenda a importância do Esteticista e suas diversas áreas de atuação. Além da aliança entre estética, saúde e bem-estar.

Compartilhe isso com alguém:

A carreira do esteticista é ampla, conta com procedimentos corporais, capilares e faciais.

Mas será que o Esteticista é considerado um profissional da saúde?

Considerações Legais

Quando falamos sobre profissionais de saúde, algumas pessoas citam a Resolução n.° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde, que não incluiu os esteticistas na lista.

Entretanto, é necessário saber que a referida resolução está desatualizada desde 1998, sendo que a lei que regulamentou a profissão dos Esteticistas e dos Técnicos em Estética no Brasil somente foi publicada no ano de 2018 (Lei 13.643, de 3 de abril de 2018).

Além disso, o Conselho Nacional de Saúde foi claro ao dizer que a referida resolução somente é válida para fins de atuação dos Conselhos responsáveis por fiscalizar as atividades das referidas categorias profissionais.

Vejamos o que diz a resolução: “Relacionar as seguintes categorias profissionais de saúde de nível superior para fins de atuação do Conselho”.

Portanto, apesar de ainda não existir um Conselho de Estética e Cosmetologia para fiscalizar as atividades dos Esteticistas, isso não significa que eles não são profissionais de saúde!

A própria Lei dos Esteticistas faz referência às funções complementares dos médicos e dos fisioterapeutas, em uma perspectiva da saúde multiprofissional, além de obrigar o cumprimento da legislação sanitária e das normas de biossegurança.

Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)

O Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia é um guia administrado pelo próprio Ministério da Educação (MEC) com informações sobre o perfil de competências do profissional.

Esse catálogo apresenta a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso, que serve como referência para estudantes, educadores, instituições de ensino e para o público em geral, além de servir de base para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para os processos de regulação e supervisão da educação superior.

Além disso, os cursos apresentados no referido catálogo são divididos em temas por área de atuação, sendo que o curso de Estética e Cosmética foi reconhecido no eixo “Ambiente e Saúde”, reforçando a nossa convicção sobre esteticistas serem profissionais de saúde.

Considerações Práticas

Em sua gama de procedimentos, o objetivo do Esteticista não é apenas o embelezamento, mas sim o tratamento e a prevenção de possíveis doenças. Um exemplo: a calvície.

O papel do esteticista vai além de “passar creminho”, seu papel é cuidar do maior órgão do corpo humano: a pele. Devolver a autoestima para os pacientes são complementares no processo.

Inclusive, a grade curricular do curso de estética conta com matérias como: anatomia, fisiologia, bioquímica, patologias para o maior entendimento do corpo humano.

A autoestima está associada diretamente ao nosso cotidiano.

Aliás, quando o sentimento de tristeza e invalidez apertam, as tarefas diárias não costumam ter a mesma energia de antes.

Uma pessoa com autoestima é uma pessoa com confiança para liderar uma equipe, falar em público e cumprir com seu papel na família, no trabalho e em diversos meios.  

Consolidar a autoestima é sinônimo de bem-estar. Uma limpeza de pele, uma massagem relaxante, uma boa terapia capilar irá revigorar o seu dia e entregará leveza nos detalhes.

Os tratamentos estéticos auxiliam no processo de elevar a autoestima e bem-estar!

A aliança entre estética, saúde e bem-estar cooperam para uma vida com disposição, saúde mental e física para uma maior qualidade de vida para alcançar sonhos na vida profissional e pessoal.

É imprescindível a procura de um esteticista para almejar os resultados corretos e ser orientado a respeito de possíveis dúvidas sobre a pele, corpo, cabelo.

Por fim, saúde e estética caminham juntas com a prevenção de tratamentos, embelezamento e os cuidados diários trazem a autoestima e bem-estar consolidados para uma jornada múltipla de benefícios de saúde, segurança e eficácia.

O Símbolo da Estética

Por fim, não podemos deixar de apresentar o próprio símbolo da estética no Brasil, com a palavra “saúde” estampada.

Esse símbolo foi adotado por consentimento de instituições de ensino, associações e sindicatos que representam a categoria dos Esteticistas e dos Técnicos em Estética.

Picture of Leticia Garcia

Leticia Garcia

Bacharel em Direito, Tecnóloga em Estética e Cosmética, Pós-graduanda em Estética Avançada e Injetáveis Estéticos, redatora no escritório Vitorino & Freitas. Uniu o direito e sua paixão pelo mundo da estética.

Compartilhe isso com alguém:

Sobre nós

Somos um escritório de advocacia especializado em clínicas e centros de estética. Conheça os nossos serviços ou fale conosco clicando aqui.

Estamos no Instagram

Notícias recentes

® Vitorino & Freitas – Sociedade de Advogados. 

© Todos os Direitos Reservados - 2024.

Aviso Legal: Nosso site usa cookies para melhorar a experiência dos visitantes. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.